sexta-feira, 20 de abril de 2012

A história da propaganda no Brasil - 1ª Parte

Retirada do Blog: http://www.fortunecity.com/campus/study/42/historia.htm


A história da propaganda no Brasil começou em  1808, quando nasceu a Gazeta do Rio de Janeiro, nosso primeiro jornal. Esse periódico publicaria o mais antigo anúncio de que se tem notícia: "Quem quiser comprar uma morada de casas de sobrado com frente para Santa Rita, fale com Joaquina da Silva, que mora nas mesmas casas...".
Por volta de 1860, começaram a aparecer os primeiros painéis de rua, bulas de remédios e panfletos de propaganda. Em 1875 os jornais Mequetrefe e O Mosquito inauguravam os reclames ilustrados.

                                                                          1895

                                                                         1896


1900-1910

Em 1900 surgiu a primeira revista no Brasil, Revista da Semana, no Rio. A importação de novas técnicas de impressão faria multiplicar, nas capitais, esses periódicos ilustrados. Os anúncios ganham mais cores. Artistas conhecidos passam a desenhar para a publicidade (K.Lixto, Gil Julião Machado, Vasco Lima, etc.), poetas famosos são os nossos primeiros copywrites (Olavo Bilac, Emilio de Menezes, Hermes Fontes, etc.)

                                                                           1904

                                                                       
                                                                              1905


1910-1920

Revistas com fotos de senhorinhas, crônicas, sonetos, reportagens leves e notas sociais. Anúncios de cigarro, teatros, perucas , alfaiates, lojas elegantes, moda e produtos de beleza.
Nosso primeiro grande painel ao ar livre, chamado réclame yankee (outdoor), exala o xarope Bromil. Pouco antes de começar a I Guerra Mundial, surge nossa primeira agência de propaganda, a Eclética, em São Paulo.

                                                                           
                                                                              1914

                                                                           
                                                                             1916


1930-1940

"A propaganda é a alma do negócio". Slogans criativos, reclames de rádio marcaram o surgimento da sociedade de massa.

O período de 1930 a 1945 foi tumultuado e difícil. Começo sob os efeitos da crise de 29 e terminou com o fim da II Guerra Mundial. Tendo ainda as revoluções de 30 e 32 no Brasil. Mas era o tempo do rádio e principiou-se a dizer: "a propaganda é a alma do negócio". A publicidade floresceu.
A nossa propaganda, bem brasileira na rima, se expressou melhor através de slogans. "Com guarda-chuva Ferretti, pode chover canivete"

                                                                            1933


                                                                               1939

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